Depois da grande enchente da semana passada, aumenta o risco de doenças infecciosas como a leptospirose. Mato Leitão já registra dois casos positivos e outro está em investigação.
A leptospirose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada ‘leptospira’ presente na urina de ratos e outros animais, transmitida ao homem principalmente nas enchentes. Principais sintomas: febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas (batata-da-perna), podendo também ocorrer vômitos, diarréia e tosse. Nas formas mais graves geralmente aparece icterícia (coloração amarelada da pele e dos olhos) e há a necessidade de cuidados especiais em caráter de internação hospitalar. O doente pode apresentar também hemorragias, meningite, insuficiência renal, hepática e respiratória, que podem levar à morte.
A Secretaria Municipal da Saúde alerta para que as pessoas tomem cuidados e, surgindo qualquer dúvida ou sintoma, a recomendação é procurar imediatamente a UBS Central.
COMO SE TRANSMITE
Em situações de enchentes e inundações, a urina dos ratos, presente em esgotos e bueiros, mistura-se à enxurrada e à lama das enchentes. Qualquer pessoa que tiver contato com a água das chuvas ou lama contaminadas poderá se infectar.