O Laboratório Central do Estado do Rio Grande do Sul (Lacen) confirmou na terça-feira (10) o primeiro caso de Dengue (forma clássica) em Mato Leitão. Trata-se de homem de 20 anos residente numa comunidade do interior.
Após avaliações a tendência de que se trate de um caso importado (viagem ou deslocamento para outro município e a pessoa volta contaminada). A pessoa está em acompanhamento e o estado de saúde é considerado estável. A Agente de Endemias, Tatiana Raquel dos Santos Jacobi revela que o primeiro caso preocupa, destacando que o trabalho preventivo será estendido também para o interior do município. “Por ser inverno os focos do mosquito Aedes aegypti diminuíram e, neste momento, não há registro de casos suspeitos. As vistorias serão intensificadas em todo município. Temos que trabalhar juntos” disse.
O QUE É
A Dengue é uma infecção viral transmitida pela espécie fêmea do mosquito Aedes aegypti. A doença pode se manifestar de duas formas: clássica (doença mais branda) e hemorrágica (mais grave).
– Clássica: febre alta; dores de cabeça, musculares, olhos e articulações; manchas avermelhadas na pele, náuseas e vômitos
– Hemorrágica: mesmos sintomas da Dengue clássica e hemorragias generalizadas (boca, nariz, fezes e urina)
PREVENÇÃO
A melhor forma de se prevenir é o combate e eliminação ao mosquito transmissor. O Aedes aegypti se prolifera ao depositar seus ovos em locais com água parada, como pneus, garrafas, vasos de plantas, bebedouros e caixas d’água.
Diferente do que se acredita, o Aedes não se reproduz apenas em água limpa, já que se adaptou ao ambiente urbano, poluição da água e a recipientes artificiais. Por isso, o recomendado é não deixar água parada em nenhum local e contribuir com a conscientização coletiva de inspeção de focos de proliferação em casas e quintais, locais públicos e terrenos baldios.
ATENÇÃO
Assim como outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como a Chikungunya e o Zika vírus, a Dengue não possui vacina e nenhum medicamento ou tratamento específico.
Geralmente, quando se iniciam os sintomas da dengue, é recomendado o uso de analgésicos para as dores e paracetamol para a febre, além de cuidados para a reidratação corporal. Ao identificar qualquer um dos sintomas, um médico deve ser consultado.
“ Cada um fazendo a sua parte. Se possível vistoriar todas as semanas o seu pátio para eliminar recipientes e potes que podem armazenar água”, afirmou Tatiana Jacobi.