Durante o dia de hoje, 18 de maio, Mato Leitão está sediando uma capacitação para a construção do Plano de Ações Articuladas (PAR) destinada às equipes de educação de sete municípios da região. O evento acontece na sede da Câmara de Vereadores de Mato Leitão e conta com a participação das cidades de Pouso Novo, Imigrante, Passo do Sobrado, Vale Verde, Rio Pardo, Gramado Xavier, além da anfitriã. A abertura do encontro foi feita pela prefeita da Cidade das Orquídeas, Carmen Goerck.

Em sua fala a chefe do Executivo destacou que os municípios que investem em informação têm maiores possibilidades de terem êxito em seus projetos. “Tratando-se de educação é preciso construir um bom diagnostico. Precisamos saber quem somos, o que queremos e para onde vamos.” As diretoras das três escolas municipais de Mato Leitão, o assessor de projetos Maico Berghahn e o secretário de Educação, Cultura e Desporto, Diego Konrad também estiveram presentes no debate.

O município foi escolhido para sediar esse evento por ser, geograficamente, uma cidade central entre as sete cidades participantes da capacitação.

O que é o PAR?

O Plano de Ações Articuladas (PAR) é uma ferramenta de planejamento da política educacional brasileira comandada pelo Ministério da Educação (MEC). Assim que um município ou estado adere ao Compromisso Todos Pela Educação – programa de 28 diretrizes para a melhoria do ensino nacional -, o secretário responsável por essa área automaticamente se compromete a elaborar um diagnóstico e uma série de objetivos para a rede de ensino local. Essas metas devem ser alcançadas em até quatro anos e são estipuladas junto com diretores, coordenadores, professores e membros da comunidade. É a partir desses dados que o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) pode fornecer apoio técnico e financeiro às administrações regionais.

18 de maio de 2016 – Educação, Cultura e Desporto