Mato Leitão se prepara para levar uma grande comitiva para o 23º Encontro Regional da Mulher Rural que neste ano ocorrerá em Sinimbu, no dia 8 de março. O evento envolverá todos os municípios que integram a Regional Sindical do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí.

O evento terá como tema principal o Ano Internacional da Mulher Rural definido pela Organização das Nações Unidas (ONU). A participação de Mato Leitão está sendo organizada pela Prefeitura com envolvimento dos Clubes de Mães. Inscrições já podem ser confirmadas na recepção da Prefeitura, Secretaria de Educação, Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e diretamente com lideranças dos grupos.

O deslocamento para o encontro regional terá saída às 6h30min com roteiros por localidades do interior e retorno às 16h30min. Todas as mulheres devem levar documento de identidade e cadeira de praia. A Prefeitura, com envolvimento das secretarias de Educação, Assistência Social e Gabinete da Primeira Dama, oferecerá transporte e lanche.

Uma das possíveis atrações é a palestra da sindicalista e agricultora Rosa Maria Lorenzotto Tres, pioneira na luta em defesa das mulheres rurais.

HISTÓRICO

Em 2017, Mato Leitão sediou o evento regional com a presença de mais de 5 mil mulheres. Comitiva de 17 municípios da região protestaram contra o projeto de Reforma da Previdência Social.