Os doze focos positivos do mosquito Aedes aegypti, registrados no mês de abril, colocaram Mato Leitão em situação de alerta. Fiscalizações em imóveis residenciais e comerciais serão intensificados para eliminar possíveis criadouros do inseto.
Além disso, a Prefeitura vai realizar entre os dias 17 e 21 um mutirão de limpeza no perímetro urbano. A agente de endemias, Tatiana Raquel dos Santos Jacobi, explica que a ação envolverá Agentes Comunitárias de Saúde e servidores da Secretaria de Obras, Viação e Trânsito na coleta dos materiais. “O objetivo é recolher qualquer material que possa acumular água no pátio. São pneus velhos, latas, entre outros. O material deverá ser colocado defronte as casas para ser recolhido. É importante que os moradores aproveitem essa oportunidade e ajudem na campanha”, disse Tatiana.
Mato Leitão registrou em abril 12 focos ativos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, todos na área central. Um caso suspeito de dengue está em análise e outros cinco foram descartados.
LIA
O mutirão de limpeza ocorrerá somente no perímetro urbano. Também entre os dias 17 e 21, Agentes de Saúde e a agente Tatiane Jacobi atuarão no Levantamento de Índice Amostral (LIA) com vistorias em todos os imóveis. A meta é vistoriar os 1.420 terrenos cadastrados, além de oito pontos estratégicos no trabalho de combate ao mosquito transmissor da dengue. Em cada ano são previstas quatro etapas.
ATENÇÃO
Caso sejam encontrados criadouros do mosquito, os moradores do imóvel poderão ser notificados. Caso a limpeza e eliminação do foco não aconteça no período estipulado, poderá ser aplicada multa.
ELETRÔNICOS
Os moradores do interior serão beneficiados com outra campanha. Na segunda-feira, 17, equipes da Secretaria de Obras passarão pelas comunidades para recolher lixo eletrônico, envolvendo produtos elétricos quebrados, danificados ou sem utilidade por algum motivo e pilhas descarregadas.
É FÁCIL EVITAR
– não deixe, ao ar livre, lixo ou vasilhas que possam acumular água
– mantenha calhas, canos e ralos desentupidos
– trata a água de piscinas com cloro; se não estiver usando, mantenha-a coberta
– mantenha garrafas vazias com gargalo para baixo
– não acumule pneus velhos
– mantenha os pratos dos vasos sem água; utilize areia
– tampe caixas d’ água, tonéis, barris e latões