O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder) realizou na última sexta-feira, 1º de dezembro, a última reunião ordinária deste ano. Os integrantes, representando comunidades e entidades, participaram também do tradicional almoço de confraternização no ginásio de esportes Bonitão, da Vila Arroio Bonito.

Um dos assuntos da pauta analisou e aprovou o incentivo para o produtor Valmir Nyeland, de Sampaio. Ele ampliará sua atividade na suinocultura, através do sistema creche. O Comder aprovou a inclusão do produtor no Programa de Incentivo à Estruturação e Reestruturação das Propriedades Rurais para estimular o setor primário. O benefício poderá ser em materiais e equipamentos, serviços de máquinas e transportes de materiais ou ainda através de apoio técnico.

Está aprovado também a antecipação do prazo do encaminhamento da análise de solo para maio e do transporte de calcário entre março e abril. Neste mês, está em andamento a segunda etapa da vacinação contra a brucelose. Um médico veterinário realiza o serviço seguindo roteiro elaborado pela Secretaria da Agricultura a partir de inscrições dos produtores.

PROGRAMA

O incentivo ao produtor segue as regras da lei municipal 1.570 de 17 de abril de 2009. A meta é incentivar o desenvolvimento e incrementar as atividades da agropecuária em geral.