A primeira etapa de estudos para o Artist Certificate Program (certificado de artista), nos Estados Unidos, está concluída com sucesso. André Luiz Henz, conhecido como Nino Henz, obteve conceito máximo após os primeiros 10 meses na Azusa Pacif University, da Califórnia.
O curso, contrabaixo acústico, terá duração de dois anos em solo americano. Nino retornou ao Brasil (e Rio Grande do Sul) na semana passada para um período de férias. “A adaptação foi tranquila, apesar de alguma dificuldade com a comunicação (inglês). Tem também a saudade da esposa (Daniele que mora em Caxias do Sul) e dos demais familiares”, disse.
Nino Henz esteve em Mato Leitão no último final de semana para rever pais, irmãos e demais familiares. Ele cita que na primeira etapa correu tudo bem, com máxima dedicação máxima aos estudos. “Lá se respira música o tempo inteiro. O foco principal é a prática, inclusive com apresentações”, afirmou. O intercâmbio com músicos de outras nacionalidades é outro destaque. “Tenho colegas da Coréia, China, Indonésia, Polônia, entre outros países. A instituição recebe alunos de aproximadamente 40 países”, completou.
O embarque para Estados Unidos, para a segunda etapa do curso, está marcado para 10 de julho. Além de ‘matar’ a saudade da esposa e dos familiares Nino Henz terá compromissos profissionais nas próximas semanas. Estão confirmadas apresentações em casas de shows nas cidades de Veranópolis, Caxias do Sul e Novo Hamburgo.
META
O curso nos Estados Unidos é mais um passo para concretizar um sonho: integrar uma orquestra. Nino Henz foca esse objetivo desde 2010. “Quero colocar as pessoas em contato com a música e auxilia na formação de novos profissionais”, disse.