Se mantendo a tendência de retomada gradativa de eventos após quase dois anos, por conta da pandemia coronavírus (Covid-19), Mato Leitão deverá sediar ainda neste ano uma exposição de orquídeas, flor símbolo do município.
O assunto foi tratado numa reunião entre o prefeito Carlos Alberto Bohn e integrantes do Núcleo de Orquidófilos de Venâncio Aires, Mato Leitão e Passo do Sobrado (Nova), na manhã da última segunda-feira, 6 de setembro. A ideia, segundo explicou o presidente da entidade Sílvio Jaeger, é realizar uma exposição em nível regional nos dias 3, 4 e 5 de dezembro. “Tivemos uma experiência no último final de semana em Santa Cruz do Sul. Eles realizaram a primeira exposição após a pandemia, seguindo todos os protocolos sanitários. Percebemos que temos plenas condições de fazer o mesmo, realizar um evento com toda a segurança possível”, disse Silvio.
Na exposição de Santa Cruz do Sul, no Parque da Oktoberfest, o Nova participou com cerca de 80 plantas. Ainda neste mês ocorrerá uma nova exposição, desta vez em Gramado, na Serra gaúcha. Será mais um evento envolvendo orquídeas com todos os cuidados e restrições exigidos pelas autoridades.
Carlos Bohn se manifestou favorável a exposição, que deverá ser o único evento no município neste ano. “Acredito ser possível, sim. A organização precisará adotar todas as medidas necessárias garantindo segurança aos envolvidos e público”, destacou. O prefeito cita que a exposição poderá inclusive marcar a abertura da programação Natal das Orquídeas, que novamente adotará um formato diferente.
ORQUÍDEAS
A última exposição em Mato Leitão ocorreu em dezembro de 2019, antes da pandemia Covid-19. O Nova realizou a 1ª Exposição Nacional de Orquídeas e, Prefeitura, a terceira edição da Festa das Orquídeas.
Mais de 900 plantas (25 municípios diferentes do Estado) participaram da exposição. Já o público na festa, que teve shows e outras atrações, superou 18 mil pessoas em três dias de programação. O prefeito Carlos Bohn revelou que a ideia é realizar a 4ª Festa das Orquídeas em dezembro de 2023.