A Secretaria Municipal de Saúde voltou a registrar caso ativo de Covid-19 nesta quinta-feira, 23. Em dois dias são três notificações (dois moradores de Mato Leitão e um de Venâncio Aires).
A situação ligou o alerta na UBS Central reforçando a importância da manutenção das medidas de prevenção (álcool gel, máscara e distanciamento) e continuidade da vacinação, envolvendo segunda dose e reforço. O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) divulgou inclusive uma avaliação da efetividade da vacinação contra a Covid-19.
Os dados apontam que o esquema vacinal completo (duas doses ou dose única) reduziu em 87% o risco de morte pelo coronavírus nas pessoas com 20 anos ou mais entre agosto e novembro. Entre os idosos, a vacinação de reforço, por sua vez, foi capaz de diminuir em 95% a incidência de óbito no período.
Em Mato Leitão, a Saúde registra queda na procura pela vacina (2ª dose) e reforço, especialmente das pessoas adultas a partir dos 18 anos. Nos dias 27 e 28, segunda e terça-feira da próxima semana) estão sendo chamadas pessoas que aplicaram a dose em 19 de julho.