Três oficinas culturais estão com atividades normais em Mato Leitão, contando com apoio da Administração. O professor Paulo Schonarth atua no Coral da Terceira Idade com ensaios nas terças-feiras pela manhã, na Sala Pastoral Santa Inês.

O regente João Inácio Kroth segue com o trabalho junto ao Coral Misto Santa Inês que se reúne nas quartas-feiras à noite, na Igreja Matriz Santa Inês. O Grupo de Casais da Dança Alemã, com o instrutor e dançarino Andreas Hamester, realiza ensaios nas quintas-feiras à noite, na Seubv. Incentivando as atividades culturais, a Prefeitura encaminhou as contratações dos instrutores.

Estão em andamento também, envolvendo alunos das escolas, oficinas esportivas de futsal, futebol de campo, voleibol e atletismos na Pista Atlética junto a Emef Santo Antônio de Pádua.