Localizada em Vila Sampaio, a ponte denominada José Henz, foi entregue a comunidade na manhã de hoje, 13, através de uma solenidade de inauguração que contou com a presença de autoridades do município de Mato Leitão e Santa Clara do Sul, bem como a comunidade dessas duas cidades. Com direito a foguetório, buzinaço e muita emoção, após dois anos e meio a comunidade de Vila Sampaio recebeu essa importante obra.

A ponte é uma importante divisa entre os dois municípios e desde 28 de julho de 2014, após uma forte enxurrada, estava destruída, o que causou diversos prejuízos, em especial ligados ao deslocamento para os munícipes dos dois municípios. Na época, Mato Leitão decretou estado de emergência através do decreto Nº 3.333 de 2 de julho de 2014, num esforço conjunto da Emater/Ascar, que fez o levantamento dos prejuízos na agricultura e sob a orientação da Defesa Civil Regional.

O decreto foi homologado pelo estado e, desta forma, iniciou-se as tratativas na busca de recursos junto ao Ministério da Integração Nacional.  A obra foi executada pela empresa Lajecril Artefatos de Cimento de Santa Catarina, vencedora da licitação para a execução dessa obra. O investimento no local para a construção da nova estrutura foi de R$ 432.250,84, sendo R$ 383.246,57 oriundos do Ministério da Integração Nacional e R$ 49.004, 27 de recursos próprios compartilhados entre os municípios de Mato Leitão e Santa Clara do Sul. A estrutura tem 22 metros de extensão, 9 metros de largura e 5 metros de altura.

Na manhã de hoje a comunidade residente nos dois municípios prestigiou a solenidade, demonstrando muita alegria e satisfação em receber esta obra. A prefeita Carmen Goerck destacou o empenho da equipe técnica que esteve envolvida na busca dos recursos e na execução do projeto, salientando que a união fez a força, e que essa ponte esta erguida novamente para aproximar as duas cidades e facilitar o deslocamento de todos que utilizam dela. O protocolo da cerimônia foi feito pelo vice-prefeito e chefe da defesa civil municipal, Sergio Machado que esteve intensamente envolvido em todas as tratativas, bem como acompanhou todo o período de realização da obra.

A família do homenageado José Henz também compareceu no evento e muito emocionada recebeu os aplausos dos presentes e também, das mãos da prefeita de Mato Leitão, cópia da lei que denomina a ponte. O major Ricardo Accioly Gerhard, coordenador regional da Defesa Civil, e figura de extrema importância para que os recursos do Ministério da Integração Nacional contemplassem Mato Leitão, também esteve presente na solenidade.

13 de dezembro de 2016 – Obras, Viação e Trânsito