Na tarde de hoje, 9, a prefeita Carmen Goerck, foi até o local em que estão acontecendo as obras de reforma no passeio público da Rua Cônego Pedro Henrique Vier, trecho ao lado da praça Matriz Santa Inês para acompanhar o andamento dos trabalhos. Nesta semana, equipes da Secretaria Municipal de Obras, Viação e Trânsito iniciaram serviços de reforma no local. Conforme informações da prefeita Carmen Goerck (PP), a Administração Municipal está constantemente preocupada com o melhoramento do passeio público e, nesta reforma, o principal objetivo é melhorar a mobilidade e acessibilidade em locais de intensa circulação de pessoas na área central.

A obra segue as regras instituídas pela segunda etapa do Programa ‘Calçada Legal’, que foi aprovada na Câmara de Vereadores em novembro do ano passado e visa a construção e reforma de passeios públicos. Além desta, também está sendo feita, por parte da Administração Municipal, uma reforma nas imediações das escolas municipais Ireno Bohn e Vó Olga, através de uma empresa contratada.

No projeto padrão serão utilizados bloquetos de concreto (tipo holandês) que atendem as normas da NBR 9050 sobre acessibilidade e identificação de sinalização visual para deficientes visuais.

Como aderir ao Programa

Para aderir ao programa ‘Calçada Legal’ os proprietários dos lotes devem encaminhar requerimento ao município manifestando interesse na construção ou reforma da calçada. Terão preferência os pedidos contemplando a totalidade da quadra. A Prefeitura oferecerá a elaboração do projeto padrão, recolhimento da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) de projeto e fiscalização, a preparação da cancha e alinhamento do meio fio, o fornecimento de pó de brita e areia para a cancha que receberá a calçada e a utilização de retro escavadeira e caminhão, quando necessário.

Aos moradores fica a responsabilidade de adquirir os material e contratar mão de obra para execução da calçada, pagar pelo serviço prestado, apresentar notas fiscais na Prefeitura, fiscalizar obras e construir de muro de contenção para a execução da calçada, quando necessário.

9 de junho de 2016 – Obras, Viação e Trânsito