Durante a noite da última terça-feira, 26, a prefeita Carmen Goerck esteve na Câmara de Vereadores apresentando a situação do município em sessão especial, que contou com a presença de secretários municipais, vereadores, diretoras das escolas municipais e demais funcionários da prefeitura. A sessão foi aberta pelo presidente da casa Arcênio Maldaner e logo em seguida a prefeita Carmen Goerck fez uso da palavra falando, inicialmente, de todas as obras e ações já desenvolvidas pelo Executivo em cada secretaria.

Na saúde destacou a implantação da equipe ESF II/ Vila Santo Antônio; contratação de mais médicos e profissionais da saúde; informatização da Unidade Básica de Saúde R$ 118.845,00 (Servidor, computadores, impressoras e capacitação dos servidores); adesão ao NASF (Educador Físico e Fisioterapeuta) e ao PMAQ; mais academias; exames laboratoriais gratuitos, através da implantação de laboratório do SUS no município e substituição de veículos de transporte de pacientes.

Na educação a construção de 11 salas de aula: duas na EMEF Santo Antônio de Pádua; três na EMEI Vó Olga e seis na EMEF Ireno Bohn; ampliação do transporte de estudantes: educação básica, cursos profissionalizantes, universitários e PCD’s e maiores oportunidades de estágio remunerado. Já na Secretária da Assistência Social, Habitação e Cidadania, destacou a implantação da equipe mínima do CRAS, exigida por Lei; o desenvolvimento de mais cursos profissionalizantes; a ampliação do atendimento aos PCD’s e a ampliação de oficinas para os grupos do CRAS.

Por fim, na Secretaria de Obras e Agricultura falou sobre os pontos mais importantes de ações realizadas nestas pastas, como a renovação do parque de máquinas e Patrulha Agrícola; aquisição de material para estradas e suporte em obras públicas, como, o parque de Eventos, escolas, academias, estradas e pontes; e privadas, principalmente voltadas ao apoio a agricultores em novos empreendimentos, construção civil e indústrias.

Após esta apresentação geral explicou de forma detalhada as obras e ações realizadas pela Administração Municipal em cada área, bem como os investimentos. Falou sobre o número de funcionários do Executivo, fazendo um comparativo dos meses de março do ano de 2012 a 2016, no qual foi possível perceber que o número de funcionários passou de 186 (2012) para 225 (2016). Carmen explicou que isto se deve, principalmente, a ampliação no atendimento nas escolas. Em seguida, explicou sobre o orçamento do 1º trimestre, comprando os anos de 2013 a 2016.

Finalizando, expôs sobre o planejamento de obras e ações que estão programadas para aconteceram ainda neste ano, algumas serão concluídas e outras apenas finalizadas. Dentre elas estão o recebimento da Emenda Parlamentar para o Parque Municipal das Orquídeas no valor de R$ 253.750,00; recebimento de emenda parlamentar referente à pick up e equipamentos para a saúde R$ 150.000,00; liberação do recurso da Consulta Popular referente a aquisição de uma roçadeira hidráulica no valor de R$ 45.000,00 (30.000,00 Estado); construção de uma academia ao ar livre no Parque Municipal das Orquídeas no valor de R$ 13.333,00 com recurso do Estado – Consulta Popular; infraestrutura (PAC 2); construção da rótula da EGR; projeto do BRDE para pavimentação; execução do projeto Calçada Legal; infraestrutura para incubatório e projeto de videomonitoramento.

28 de abril de 2016 – Administração