A prefeita Carmen Goerck acompanhada do assessor de projetos, Maico Berghahn, foi recebida na última sexta-feira, dia 15, no Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) pelo gerente adjunto de planejamento da Região da Serra, Andre Gotler, onde cadastrou para análise projetos de infraestrutura asfáltica para a zona rural e urbana, com o fim de captar recursos para iniciar a pavimentação de vias no município.

Os projetos, orçados em cerca de 2,7 milhões, correspondem à pavimentação de trechos das localidades de Vila Arroio Bonito, Vila Sampaio e na Sede do município, na Rua Santa Inês, Rua Arnaldo Bourscheid e Rua João Aurélio Wildner.

A Prefeita foi informada que o BRDE estará financiando na primeira etapa projetos cadastrados até 15 de janeiro, e há perspectiva de que, posteriormente, possa haver o encaminhamento de mais algum valor, uma vez que o município possui autorização do Legislativo no valor de 4 milhões de reais e a linha de crédito deva ser aberta até o ano de 2018. “Desta forma, há perspectivas para esta gestão e a próxima”, destaca a prefeita. “Uma das maiores demandas da população é a pavimentação. Viver sem tanto pó proporciona qualidade de vida, ademais, é importante termos estradas boas para receber insumos e escoar nossa produção”, destaca.

O projeto cadastrado no BRDE se justifica fundamentalmente pelo fato de o município de Mato Leitão carecer de investimento em infraestrutura rural e urbana e devido à escassez de recursos próprios.

É importante destacar que município, que, potencialmente, é agrícola, necessita melhorar sua infraestrutura nas estradas municipais, devido ao volume de grandes veículos que trazem alimentação e insumos agrícolas, e também o escoamento da produção primária. “Diariamente caminhões e carretas transitam pelas estradas, que muitas vezes, por fatores climáticos recorrentes, estão em péssimas condições”, salienta Carmen. “A recuperação das estradas é onerosa uma vez que ate o material bruto é adquirido nos municípios vizinhos”, finaliza.

Localidades que serão beneficiadas

O pleito em Arroio Bonito contempla o Complexo do Silo secador e uma agroindústria que é a 9ª empresa do município, além de beneficiar dezenas de produtores de leite e suínos. Da mesma forma em Vila Sampaio que é uma comunidade de grande produção e a estrada faz ligação com os municípios de Cruzeiro do Sul, Venâncio Aires e Santa Clara do Sul.

Além disso, as duas comunidades terão suas sedes, onde se localizam os ginásios de esportes e sociedade, beneficiadas, fatores que contribuem para a permanência das famílias e jovens no campo.

Os benefícios esperados são: adequar o modo de transporte proposto à realidade da demanda verificada e às condições de fornecimento de serviços e equipamentos; enfatizar o desenvolvimento da indústria e do setor de serviços nacionais; contribuir para a estruturação e desenvolvimento do espaço urbano de modo que haja a coordenação com os instrumentos urbanísticos disponíveis; aumentar a mobilidade das parcelas mais carentes da população e contribuir para reduzir a pobreza e a exclusão da população de renda mais baixa; racionalizar a infraestrutura existente no setor do transporte e na circulação urbana, integrando os vários sistemas no conceito de rede de Mobilidade Urbana Sustentável; ampliar a mobilidade urbana além de propiciar a acessibilidade dos usuários com conforto e segurança; reduzir os congestionamentos nas vias urbanas; buscar a ampliação da acessibilidade universal (pedestres, pessoas com deficiência e restrição de mobilidade, ciclistas, etc.), principalmente  quanto ao conforto e segurança.

19 de janeiro de 2016- Administração