Pela primeira vez na história do Parlamento Gaúcho em 180 anos, uma mulher assume a Presidência da Câmara Estadual dos Deputados. Na tarde de ontem, 3 de fevereiro, em sessão solene, a Deputada Estadual, Silvana Covatti (PP), assumiu a presidência da nova mesa diretora do Parlamento para o período de fevereiro de 2016 a 31 de janeiro de 2017.

A prefeita, Carmen Goerck, acompanhada da vereadora, Clair Konrad e presidente do Partido Progressista (PP) no município, Volnei Hochscheidt, estiveram presentes no ato de posse que aconteceu no Plenário 20 de Setembro e contou com a presença de mais de mil pessoas.

O ato contou com a presença dos parlamentares estaduais e do presidente da Casa, deputado Edson Brum (PMDB), do governador José Ivo Sartori (PMDB); do esposo de Silvana Covatti, o também ex-presidente da Assembleia, Vilson Covatti (PP); do filho, Deputado Federal Luis Covatti (PP/RS), representando a Câmara dos Deputados; a Senadora progressista Ana Amélia Lemos, representando o Senado Nacional; a primeira-dama do Estado, Maria Helena Sartori, o prefeito de Porto Alegre em exercício, Sebastião Mello (PMDB), além de inúmeras autoridades estaduais, prefeitos e representantes da região da deputada (Frederico Westphalen), além de lideranças eclesiásticas.

Em seu primeiro discurso como presidente da Casa, Silvana falou sobre sua trajetória política, especialmente sua dedicação às questões sociais, sobretudo relacionadas à saúde pública. Falou que pretende manter a autonomia do Legislativo, mas se esforçar ao máximo para fazer economia de recursos na Assembleia e desta forma ajudar o Estado. Salientou a importância da mulher no cenário político brasileiro e nas demais áreas, citando como referências a ex-primeira ministra da Inglaterra Margaret Thatcher e a chanceler alemã Angela Merkel, além de citar o fato de Dilma Rousseff e Michelle Bachelet presidirem o Brasil e Chile respectivamente.

Silvana se comprometeu em fazer uma gestão com transparência, para que todos os gaúchos possam acessar o site da Assembleia e ver o que cada deputado e deputada está fazendo no seu trabalho e as despesas que está tendo no parlamento. Também afirmou, que assim como na gestão anterior, presidida pelo Deputado Estadual, Edson Brum, lutará para que haja economia de recursos.

A prefeita Carmen Goerck destaca a importância deste ato, que demonstra que a mulher vem ocupando cada vez mais o seu espaço junto à sociedade, mesmo ainda enfrentando algumas dificuldades, já conquistou um espaço bastante grande.

Mesa diretora 2016

A nova diretoria da Assembleia Legislativa será integrada pela Deputada Silvana Covatti, na presidência; Adilson Troca, 1º vice-presidente; Álvaro Boesio, 2º vice-presidente; Zé Nunes, 1º secretário; Juliana Brizola, 2ª secretária; Marcelo Moraes, 3º secretário e Liziane Bayer, 4ª secretária, como titulares.

No início da solenidade, o Deputado Edson Brum, que presidiu a Assembleia em 2015, apresentou termo de renúncia, conforme acordo entre as bancadas que prevê um ano para cada presidente à frente do Legislativo, uma vez que o Regimento Interno da Assembleia prevê um período mínimo de dois anos de mandato na presidência.

Ao se despedir, Brum, agradeceu a colaboração de todos durante a sua gestão e destacou o fato de ter selado pelo diálogo com a sociedade, o aprimoramento da transparência e a otimização da gestão, especialmente, na contenção de gastos, que gerou significativa economia no orçamento estadual.

4 de fevereiro de 2016- Administração