Debate trabalhou o Projeto RS 2030, o futuro do Rio Grande do Sul daqui 15 anos.

Na terça-feira, 15 de setembro, a Prefeita, Carmen Goerck, participou de uma reunião que aconteceu no Memorial, na Universidade de santa Cruz do Sul (UNISC), em Santa Cruz do Sul, promovida pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande o Sul (FAMURS).
O evento contou com a presença de cerca de 70 pessoas, entre prefeitos das cidades da região, representantes da universidade, Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) e entidades sociais e empresariais. O assunto discutido foi o Projeto RS 2030, onde se pensa no futuro do Rio Grande do Sul para daqui 15 anos.
O prefeito de Candiota e Presidente da FAMURS, Luiz Carlos Folador, abriu o debate para a exposição de ideias. A vice-prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, deu as boas vindas a todos e destacou a importância de Santa Cruz do Sul ser sede deste debate. Também salientou que é necessário que os municípios pensem e planejem juntos para conseguir sair e da crise. O prefeito de Canoas e coordenador do projeto RS 2030, Jairo Jorge da Silva, explicou a sistemática do projeto.
Várias pessoas contribuíram na discussão, falando de assuntos como, propostas de uma Reforma de Estado, mudanças no Sistema de Saúde, melhorias na logística, diversificação da agricultura, educação, questões de barreiras sanitárias e ambientais, saneamento básico, entre outros.
O Pró Reitor de Extensão e Relações Comunitárias da UNISC, Ângelo Hoff, em sua fala, elogiou a iniciativa, inclusive sugerindo a participação da instituição no segundo ciclo do projeto, de debates temáticos, com a força intelectual que possuem e contribuir de forma ativa. A representante do Corede Vale do Rio Pardo, Mariza Christoff, disse que é preciso que os prefeitos deem as mãos e conheçam melhor a região em que estão inseridos, para que haja soluções conjuntas. “Ou nos damos às mãos, ou naufragaremos todos juntos”, salienta.
O Projeto RS 2030 envolverá todas as 27 Associações do Estado, realizando dez encontros.