A prefeita Carmen Goerck, acompanhada do secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Iliceu Burghardt, do chefe do escritório local da Emater/Ascar, Claudiomiro de Oliveira e do vereador Gerson Horn, participou na manhã de ontem, 2, do lançamento do Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, no Palácio Piratini em Porto Alegre. O Projeto lançado pelo Governo do Estado beneficiará aproximadamente 40 mil agricultores e pecuaristas familiares.

O programa, concebido pela Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e com execução da sua conveniada Emater/RS, visa ao desenvolvimento sustentável por meio da incorporação da gestão integral da propriedade rural, incentivando a geração de renda, tendo como ferramentas de apoio os programas e políticas públicas do Estado. O público beneficiado nos quatro primeiros anos do programa (2016 a 2019) será selecionado nos 494 municípios de abrangência da Emater, resultando em aproximadamente 80 famílias por cidade.

O governador José Ivo Sartori participou da solenidade de lançamento e falou que o “programa é um avanço e um estímulo à permanência de jovens no campo”. O momento também foi marcado pela comemoração dos 61 anos da Emater/Ascar, que segundo o Governador de Estado tem papel fundamental na melhoria das condições e qualidade de vida dos agricultores.

A Prefeita Carmen Goerck também destaca a importância da entidade que está em 494 municípios gaúchos. “Em Mato Leitão, desde a primeira gestão trabalha com ações voltadas para a Agricultura Familiar, com projetos para captar recursos e fornecer orientação técnica”, explica.

3 de junho de 2016 – Agricultura e Meio Ambiente