O aniversário de 55 anos do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) foi comemorado na manhã desta quarta-feira, 15, em ato no Palácio Piratini. Durante a cerimônia, foram firmados contratos de financiamento na ordem de R$ 140 milhões em obras de infraestrutura urbana e viária em 16 municípios; construção de complexo agroindustrial da Cooperativa dos Suinocultores de Encantado (Cosuel); e para sistema de produção de combustível derivado de resíduo projetado pela Fundação Proamb, em Nova Santa Rita.

Na oportunidade, o vice-presidente do BRDE, Odacir Klein, ressaltou as ações do passado e o presente do Banco, com a criação de uma nova linha de financiamento: o BRDE Municípios. Sobre o futuro, Klein afirmou que não teme o desafio de assumir a presidência da instituição em julho. “Para enfrentar a pedreira, para enfrentar a dificuldade, terei um veículo forte, com recursos, com expertise, com quadros funcionais qualificados, com responsabilidade administrativa. E para tanto, é só o motorista não se assustar”, destacou o executivo.

O governador José Ivo Sartori  afirmou que as comemorações pelos 55 anos do BRDE reafirmam o compromisso dessa instituição com o desenvolvimento: “Reduzir as desigualdades regionais e promover o avanço da produção agrícola, comercial, industrial e de serviço. O fato de colaborar agora também com os municípios é um grande avanço. Nas cidades que a vida real acontece, não é no Governo do Estado nem Federal”, declarou o governador.

Entre os 16 municípios contemplados no primeiro processo aprovado pelo BRDE, Mato Leitão teve financiado o valor de R$ 2.440.550,00. O recurso será utilizado para a execução de cinco projetos de pavimentação na Cidade das Orquídeas. Entre eles estão trechos da Rua Santa Inês, local onde a obra já começou, trechos da Rua Arnaldo Bourscheid, Rua João Aurélio Wildner e na zona rural, trechos de Vila Sampaio e Vila Arroio Bonito. A prefeita Carmen Goerck (PP) participou da solenidade na manhã de hoje e assinou o contrato referente ao financiamento junto ao Banco que será usado para pavimentar os trechos acima citados, totalizando uma metragem de 2.480,05 metros de rua/estradas.

O município já iniciou suas obras de pavimentação na última segunda-feira, 13, pela Rua Santa Inês. Na Cidade das Orquídeas esta é a maior obra de pavimentação já feita, tanto pelo valor de recursos investidos como pela metragem, que será feita numa etapa só.

Os outros municípios contemplados foram Glorinha, Harmonia, Ibirubá, Marau, Não-Me-Toque, Panambi, Portão, Santa Cruz do Sul, São Vendelino, Tapejara, Tapera, Três de Maio, Venâncio Aires, Vera Cruz e Westfália.

Cosuel

O BRDE financiará a implantação de um complexo agroindustrial de aves e derivados da Cooperativa dos Suinocultores de Encantado (Cosuel) em Arroio do Meio. O banco repassará R$ 95 milhões à empresa. O projeto engloba a construção de um frigorífico de aves, uma fábrica de farinhas e de óleo animal, e uma de rações animais. O novo complexo terá capacidade instalada de abate de 50 mil frangos por turno/dia, incentivando a diversificação das atividades dos cooperados.

Mato Leitão está incluído no projeto do Cosuel, com a implantação confirmada de um incubatório de aves. Além disso, está em tratativas para que também aconteça no município a instalação de uma unidade de terminação.

• Com informações da imprensa do Governo do Estado
  • Créditos das fotos: imprensa do Governo do Estado e Daiana Nervo