Mato Leitão foi contemplado com a perfuração de um poço artesiano, através de convênio com a Secretaria Estadual de Obras e Habitação. O prefeito Carlos Alberto Bohn assinou na quinta-feira, 30, a documentação com o secretário Volnei Minozzo.

A perfuração do poço artesiano para abastecimento de água (consumo humano) ocorrerá no distrito da Vila Santo Antônio e beneficiará 480 famílias. O Estado está repassando para a obra uma verba de R$ 70 mil para contratação dos serviços. “São recursos que muitas vezes os municípios não conseguem aportar do seu próprio caixa. Dentro do programa Avançar, serão 300 poços perfurados em todo o Estado, com aporte de R$ 21 milhões do governo do Estado até o final deste ano”, destacou o secretário Volnei Minozzo. Pelo convênio assinado a Prefeitura não precisará participar com contrapartida por conta do Decreto de Emergência (estiagem) homologado pelo Estado.

ASSOCIAÇÕES

O abastecimento de água em Mato Leitão é feito por associações hídricas e por meio de poços artesianos. A maior é a Associação de Abastecimento de Água (Asagua) que tem 880 usuários cadastrados e abrange os moradores do perímetro urbano. No interior, os serviços são realizados pelas associações São José, Santo Antônio, Duque de Caxias, Sampaio, Sampaio Baixo e Boa Esperança Alta.