O prefeito Arly Stöhr (Flecha) assinou nesta terça-feira, 1º de abril, a ordem de início dos serviços do Programa Desassorear RS. A solenidade aconteceu na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), em Porto Alegre.

Mato Leitão teve aprovado plano de trabalho para limpeza do Arroio Sampaio, num montante de R$ 741 mil. Os trabalhos, através de empresa contratada pelo Estado, serão realizados em 10 diferentes pontos do arroio, que faz divisa com os municípios de Santa Clara do Sul e Cruzeiro do Sul. A estimativa é da retirada de 11 mil metros cúbicos de cascalho.

Além da Cidade das Orquídeas, outros 18 prefeitos assinaram a ordem de início dos trabalhos no programa. A solenidade contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano em exercício, Fernando Classmann; do diretor do Departamento de Apoio às Cidades da Sedur (DAC), Edinei Pavão; e dos deputados Aloísio Classmann, Dirceu Franciscon e Luiz Carlos Busato. Com as assinaturas realizadas, o programa passará a contar com 40 frentes de trabalho simultâneas.

Até o momento, foram retirados mais de 200 mil metros cúbicos de sedimentos de pequenos rios, arroios e sistemas pluviais de diversos municípios gaúchos. O secretário Fernando Classmann disse que o programa representa um compromisso do governo estadual com os municípios que já sofreram com o transbordamento dos seus rios, e que agora contam com apoio da esfera estadual para trabalhar com foco na prevenção e mitigação de danos.

MUNICÍPIO CONTEMPLADOS NESTA ETAPA

São José do Hortêncio, Caxias do Sul, Tapes, Picada Café, Cerro Grande do Sul, Teutônia, Soledade, Maquiné, Boqueirão do Leão, Coqueiro Baixo, Mato Leitão, Farroupilha, Barra do Rio Azul, Charrua, Ponte Preta, Canoas, Santo Antônio da Patrulha, Iraí e Pântano Grande.

DESASSOREAR

O Desassorear RS integra o Plano Rio Grande, programa de reconstrução, adaptação e resiliência climática do Estado lançado em 2024, que visa planejar, coordenar e executar ações para enfrentar as consequências sociais, econômicas e ambientais da enchente histórica.

PONTOS ARROIO SAMPAIO (referência)

– Ponte Passo Fundo

– Sampaio Baixo, fundos propriedade de Léo Klein

– Ponte de Ferro

– Britador

– Sampaio, fundos propriedade de Valmir Nyeland

– Sampaio, fundos propriedade de Lauro Lermen

– Sampaio, proximidades da ponte divisa com Cruzeiro do Sul

– Sampaio, fundos da olaria

– Sampaio, ponte nas proximidades da Assoessa

– Sampaio, fundos propriedade Vandir Scheibler