A reconstrução dos municípios da região, após 1 mês da enchente histórica que atingiu o Rio Grande do Sul, foi o tema principal dos prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) na manhã desta segunda-feira (03) em Santa Cruz do Sul.

O presidente da Amvarp e prefeito de Mato Leitão, Carlos Alberto Bohn, coordenou a reunião na sede do Cisvale, que ocorreu na forma híbrida (presencial e remota). “Todos os municípios estão resolvendo seus problemas e, ao mesmo tempo, buscando verbas. Os prejuízos são imensos envolvendo agricultura, comércio, indústria, habitação e infraestrutura (destruição de prédios, pontes e estradas)”, disse. Carlos Bohn acrescentou que, neste momento, a maior preocupação é com a agilidade no repasse dos recursos por parte dos governos.

Os prefeitos, após apresentação de sugestões, aprovaram o envio de ofícios (parceria com entidades representativas como Fetag, Farsul, entre outras), para pleitear junto aos governos a prorrogação de dívidas (agricultores familiares e agro), além da liberação de linhas de créditos para investimentos nos setores produtivos. O presidente convidou os prefeitos para participar de um encontro com representantes da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) em Lajeado, na próxima sexta-feira, dia 07 de junho.

Além da reunião da Amvarp, os prefeitos participaram do encontro do Cisvale, coordenado pela presidente e prefeita de Sinimbu, Sandra Backes, com acompanhamento da diretora Executiva Léa Vargas e do assessor Jurídico Diogo Durigon.

RSC-287

A Amvarp também encaminhará para a Concessionária Rota de Santa Maria pedido de prioridade na duplicação da ponte sobre o Rio Taquari, na Vila Mariante (Venâncio Aires).

ELEIÇÃO

O encontro da Amvarp oficializou também a renúncia dos prefeitos que integram a diretoria e Conselho Fiscal da entidade, tendo em vista as eleições municipais de outubro.

Encaminharam pedidos os chefes do Executivo de Encruzilhada do Sul, Candelária, Boqueirão do Leão, Herveiras, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Venâncio Aires e Vera Cruz. Permanecem na diretoria, os prefeitos de Mato Leitão, Sinimbu, Vale verde e Vale do Sol.