O objetivo da reunião era tratar sobre eventos climáticos que atingiram a reunião nas últimas semanas e demais assuntos.

A prefeita de Mato Leitão, Carmen Goerck, juntamente com demais prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) se reuniram no dia de ontem, 28 de outubro, com o Governador do Estado, José Ivo Sartori no Palácio Piratini. O encontro tinha por objetivo tratar sobre eventos climáticos que atingiram a região nas últimas semanas, assim como, levantar sugestões para colaborar na resolução do problema. Os prefeitos ainda foram acompanhados pelo presidente da Assembleia Legislativa, Edson Brum.

Durante a reunião, um ofício com propostas foi entregue ao Chefe do Executivo Gaúcho sugerindo mudança na legislação quanto ao percentual exigido da receita corrente líquida anual para o reconhecimento da situação de emergência. Atualmente a legislação impossibilita os municípios que tiveram grandes prejuízos de acessar os recursos federais.

Outros pedidos são para que todos os atingidos pelos alagamentos e enchentes cadastrados pela Defesa Civil do município possam acessar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), independente da homologação do decreto; a cedência de anistia ou renegociação das dívidas que os agricultores possuem junto às instituições bancárias, tanto as de custeio quanto as de investimento e a criação de novas linhas de crédito que possibilitem recursos livres aos municípios que possuem capacidade de endividamento para auxiliar na recuperação do patrimônio público e na prestação de assistência humanitária.

O governador José Ivo Sartori se comprometeu e buscar, junto ao Governo Federal, soluções para ajudar os municípios da região na recuperação dos prejuízos após os temporais das últimas semanas. Os prefeitos avaliaram como positivo o encontro, uma vez que o governador demonstrou preocupação tanto com as demandas públicas, voltadas a recuperação da infraestrutura nos municípios, como nos pleitos direcionados ao campo.