O prefeito Carlos Alberto Bohn participou na manhã desta quinta-feira, 19, de uma reunião com técnicos da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) para tratar da situação da RSC-453.

O trecho entre Venâncio Aires e Cruzeiro do Sul, que passa por Mato Leitão, está em péssimas condições gerando inúmeras reclamações e risco para usuários. O diretor-administrativo da EGR, André Arnt, e o diretor técnico Luís Fernando Vanacôr apresentaram explicações sobre o trabalho e cronograma de obras para manutenção e recuperação da rodovia.

Os representantes da empresa revelaram problemas na licitação de manutenção ocorrida em abril (liminar) o que gera impedimento judicial para o andamento normal de um recapeamento completo na rodovia. “Temos recursos assegurados e comprometimento para com essa rodovia. No entanto, precisamos aguardar uma solução jurídica no caso da licitação”, disse Arnt. Por conta disso, Arnt e Vanacôr, informaram que estão sendo executados serviços emergenciais entre os km 0 e 16 com recuperação da pista em pontos mais críticos. Esses trabalhos começaram ontem (18) no trecho de Venâncio Aires. A RSC-453 é a principal ligação entre a RSC-287 e BR-386 ligando os vales do Rio Pardo e Taquari.

Carlos Bohn mostrou preocupação com as condições do acostamento com surgimento de ‘degraus’ acentuados e muitos buracos em diversos pontos da rodovia. Bohn citou também a necessidade de ampliar a fiscalização na execução do serviço pela empresa contratada e qualidade do material utilizado.

Sobre cronograma de obras, os técnicos da EGR ressaltaram que neste momento até uma solução envolvendo a licitação a prioridade é para reparos emergenciais na pista de rolamento, não envolvendo acostamento, o que ficará para uma segunda etapa. Participaram também da audiência representantes de Colinas (prefeito e presidente da Amvat, Sandro Hermann), Venâncio Aires, Estrela e Cruzeiro do Sul, além do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Edson Brum.