Sem previsão de chuvas consistentes, nas próximas semanas, a Prefeitura alerta para o consumo de água consciente. A estiagem avança e os problemas aumentam a cada dia, especialmente no interior.
As autoridades solicitam a colaboração da população para evitar desperdícios como a lavagem de calçadas, telhados, carros, além de molhar pátios e plantas. É preciso o envolvimento de toda a população para evitar medidas extremas como racionamento.
A Secretaria de Obras trabalha diariamente no atendimento de pedidos para transporte de água destinado ao consumo animal. Nascentes e reservatórios estão secando devido ao prolongamento da estiagem. Um dos produtores atendidos nesta semana, Romeu Griesang, lamenta a situação. “É uma novela que não termina. No ano passado, também em janeiro, precisei puxar água para os animais”, disse. Os carregamentos de água irão auxiliar na manutenção de 20 bovinos e outros animais domésticos. “Vai durar uns oito dias. Se não chover pra valer, vou ter que chamar a Prefeitura novamente”, afirmou.
FOGO
Outra alerta envolve o fogo. Com a estiagem as plantas ficam mais ressecadas aumentando o risco. Principais recomendações: nunca queime o lixo doméstico, entulhos e folhas secas; não jogue pontas de cigarro acesas, latinhas ou garrafas nos acostamentos de rodovias ou região de matas; evite queimar para renovar pastagens ou áreas de plantação.
PREVISÃO
Para este sábado (21), o dia será de sol, com altas temperaturas. Da tarde para a noite a nebulosidade aumenta e não se descarta pancadas de chuva distribuídas de forma irregular. No domingo (22), o sol volta a aparecer acompanhado de algumas nuvens e as temperaturas sobem rapidamente.