Melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas com a hidroginástica. Esse é o objetivo do programa municipal lançado pela Prefeitura com envolvimento das secretarias da Saúde e Assistência Social. A contratação de serviços da atividade física terapêutica está autorizada pela Câmara de Vereadores.
O projeto de lei instituindo o Programa de Hidroginástica recebeu aprovação unânime no Legislativo, na reunião ordinária da última terça-feira, dia 14. A ideia inicial do governo municipal é atender até 60 pessoas, subsidiando em até 50% o custo do serviço, estimado em R$ 40,00 por participante.
A prática da atividade física na piscina traz benefícios para a saúde, independentemente da idade, inclusive pessoas da terceira idade ou que tenham algum transtorno mental. Com a aprovação do projeto de lei, a Prefeitura irá regulamentar, por decreto, a forma de funcionamento do serviço, com imediato início da inscrição dos interessados.

QUEM PODE PARTICIPAR
– integrantes dos grupos da Terceira Idade que tenham, prioritariamente, idade mínima definida pela lei federal 10.741 (60 anos)
– usuários do programa de Saúde Mental coordenado pela Secretaria da Saúde
– pessoas com deficiências (PCD’s), em que a hidroginástica é recomendada como terapia
– integrantes que participam ativamente de grupos do Centro de Referência em Assistência Social (Cras)
– outras pessoas que tenham recomendação médica comprovada por atestado médico de especialista e exames

REQUISITOS
ser morador do Município, com cadastro no SUS e Cadúnico; apresentar atestado de aptidão para as atividades; comprometer-se em participar regularmente das atividades.

SAIBA MAIS
Os exercícios na piscina podem ser praticados por pessoas de qualquer idade, por quem tem pouco ou muito condicionamento e também serve para e como terapia em caso de lesões. A hidroginástica não apresenta dores, transpiração e sensação de exaustão, e sim um efeito de relaxamento da musculatura e o alívio das tensões.