Desde o início da noite de domingo, 1º de outubro, equipes da Prefeitura estão trabalhando sem interrupção para auxiliar os atingidos pelo forte temporal que causou inúmeros problemas em Mato Leitão. Até o momento, o governo já adquiriu mais de 730 telhas de vários diâmetros e 3,2 mil m² de lona para cobrir telhados.

Equipes da Secretaria de Obras entregando telhas

Logo após as primeiras solicitações equipes secretarias de Obras, Agricultura, Assistência Social e Defesa Civil iniciaram os atendimentos considerados emergenciais com a distribuição de lonas e corte de árvores para liberar ruas e estradas. O levantamento das famílias atingidas e distribuição de telhas foi intensificado na segunda e terça-feira, sem conclusão até o momento. A estimativa é mais de 70 famílias no Centro e diversas localidades do interior tenham sido atingidas pelo temporal de alguma maneira.

O prefeito Carlos Bohn e o vice Arly Stöhr (Flecha) acompanham todo o trabalho, mantendo inclusive contato direto com representantes da RGE Sul para resolver o problema da rede elétrica. A falta de energia causa problemas no abastecimento de água em algumas comunidades e propriedades que mantém grande produção de suínos e gado de leite. Tratores da Prefeitura estão inclusive levando água em tanques para consumo dos animais.

“Desde o primeiro momento mobilizamos equipes para auxiliar as pessoas, tanto na cidade como interior. Não foi fácil. Problemas na telefonia atrapalharam muito no começo da semana. O trabalho ainda não terminou”, disse o prefeito. Um relatório dos prejuízos e famílias atingidas está sendo elaborado e não está descartado um decreto de emergência.