O Prendado da 24ª Região Tradicionalista tem participado e realizado diversos eventos culturais, a fim de se preparar para a 46ª Ciranda Estadual de Prendas que vai acontecer no mês de maio deste ano. Conforme a coordenadora do Departamento Cultural do CTG Querência da Mata, Cristine Machry, dentre as atividades realizadas pode se destacar o projeto “CTG Núcleo de Fortalecimento da Cultura Gaúcha” com o tema “A 24ª RT na formação do Movimento Tradicionalista Gaúcho- MTG”.

A partir deste projeto foram desenvolvidas duas ações. A primeira delas foi realizada nas dependências do CTG Tropilha Farrapa de Lajeado, no dia 16 de fevereiro, durante o Encontro Regional de Patrões. Na ocasião, representantes de nove entidades pesquisaram as histórias de cada uma delas e ficaram responsáveis por apresentar aos patrões estas pesquisas. Este trabalho representa uma peça do quebra-cabeça que após montagem formará a história do MTG. O evento segue a temática anual do Movimento: “MTG: 50 anos de preservação e valorização da cultural regional”.

Já a segunda, “CTG Núcleo de Fortalecimento da Cultura Gaúcha”, das Prendas Débora Aline Reiher (1ª Prenda); Jéssica Thaís Herrera (1ª Prenda Juvenil); Maria Eduarda Ellwanger (1ª Prenda Mirim) ocorreu no domingo, 28 de fevereiro no CTG Tropilha Farrapa, com palestra da 2ª Prenda do Rio Grande do Sul 2015/16, Aline Almeida de Souza. O objetivo foi de proporcionar às entidades tradicionalistas um aprofundamento do tema anual do MTG. As prendas promotoras, juntamente com a Coordenadoria Regional, prestaram uma homenagem aos ex-coordenadores da 24ª RT, bem como às prendas e ao peão que consagraram títulos estaduais representando a Região.

O Prendado do CTG Querência da Mata, formado pela 1ª Prenda Juvenil, Bruna Heinen, 1ª Prenda Mirim, Bárbara Heinen e pela 1ª Prenda Mirim da 24ª RT, Maria Eduarda Ellwanger da Costa, também esteve presente no 29° Seminário Estadual de Prendas do Rio Grande do Sul, promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho que aconteceu no sábado, 5 de março, e tinha como tema ‘MTG – 50 anos de preservação e valorização da cultura gaúcha’. O evento aconteceu no CTG Alexandre Pato, em Lagoa Vermelha. O evento contou com a palestra de Dilmar Xavier da Paixão, a respeito da tese de Barbosa Lessa: “O sentido e o valor do tradicionalismo”.

A 1ª Prenda Mirim da 24ª RT, Maria Eduarda Ellwanger da Costa, faz um destaque especial ao MTG e ao seu envolvimento neste meio. “São inúmeros os finais de semana em que eu e minhas colegas de gestão participamos de atividades tradicionalistas viajando por muitos lugares do RS. Também estudamos muito sobre a nossa cultura, o que nos faz enriquecer como pessoa. Só tenho a agradecer às pessoas que sempre nos apoiam nesta caminhada”.

14 de março de 2016- Educação, Cultura e Desporto