As estudantes Emili Maria Mariano e Luísa Gabriela de Azeredo, ambas de 15 anos, irão representar Mato Leitão na tradicional feira de ciência e tecnologia Mostratec-Liberato, em Novo Hamburgo. Elas elaboraram um projeto para preservar um animal silvestre muito conhecido na região.

A feira, entre os dias 27 e 31 de outubro, acontecerá na Fenac. Com orientação da professora Fabíola Griesang, as alunas do 9º Ano da Emef Santo Antônio de Pádua montaram um dispositivo robótico capaz de afastar o gambá das propriedades. O equipamento, programado para detectar a presença do animal por meio de sensores ultrassônicos, é eficaz ao emitir estímulos graduais de luz, som e movimento. Esse dispositivo evita reações agressivas e permite o afastamento do gambá de forma segura.

A professora destaca que a feira é uma ‘integração de conhecimento e culturas’ com participações de estudantes de outros estados e até países. “A participação é muito disputada e nós (SAP) conseguimos ser selecionados para mostrar esse projeto. A ideia dos alunos é mostrar que é possível evitar a invasão de propriedades sem maltratar esses animais”, disse.

“O objetivo em participar da Mostratec é que nosso projeto seja reconhecido e mostrar aos agricultores que tem formas diferentes de espantar os gambás. E também mostrar que a maioria dos gambás são saudáveis”, destacou a estudante Luísa Gabriela.

GAMBÁ

O gambá, também conhecido como saruê, é um animal frequentemente mal compreendido e alvo de preconceito por parte da população.

Muitas vezes visto como uma ameaça ou símbolo de sujeira, o gambá desempenha, na verdade, um papel fundamental no equilíbrio ambiental. Ele atua como um predador natural de animais considerados nocivos ao ser humano, como insetos, escorpiões e até cobras venenosas.

Apesar de sua importância ecológica, o gambá também pode ser vetor de algumas doenças e, por isso, costuma ser afastado de áreas urbanas ou residenciais de forma agressiva ou inadequada.

CONSCIENTIZAÇÃO

O projeto que será divulgado na Mostratec tem como objetivo destacar as qualidades positivas do gambá no meio ambiente, promovendo a conscientização sobre sua importância ecológica e a necessidade de sua preservação.

Paralelamente, propõe-se o desenvolvimento de um protótipo de dispositivo robótico capaz de afastar o animal de forma ética, sem causar danos à sua saúde, evitando o contato direto com seres humanos.

PESQUISA

O desenvolvimento do projeto contou com diversas etapas, inclusive uma pesquisa na comunidade. Os alunos aplicaram um questionário com 112 participantes, revelando que 88 já tinham visto um ‘gambá’ pessoalmente e que a maioria o associava a aspectos negativos.

Outras 39 pessoas consideram o animal ‘sujo’, 11 ‘perigoso’ e 14 ‘fedorento’, enquanto apenas 17 o reconheceram como importante para o meio ambiente. Verificou-se ainda que 58 pessoas desconheciam seu papel no controle de pragas, embora 54 soubessem desse benefício, evidenciando divisão de conhecimento.

A pesquisa mostrou que 73 participantes defenderam o afastamento do animal das áreas urbanas desde que não sofresse danos e 38 preferiram a convivência respeitosa. Sobre a dispositivo criado pelos alunos, 81 pessoas consideraram a proposta válida e 9 a julgaram ineficaz e outros 19 a entenderam desnecessária e 3 optaram por não opinar.

As discussões geradas em sala de aula e na comunidade escolar contribuíram para desconstruir mitos e promover uma nova visão sobre o animal ‘gambá’, destacando sua importância para o equilíbrio ecológico.

 

‘A proposta combina tecnologia e empatia, promovendo a convivência harmoniosa entre humanos e a fauna silvestre’

O QUE É

A Mostratec-Liberato é uma feira de ciência e tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato na cidade de Novo Hamburgo.

No evento, são apresentados projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano realizados por jovens cientistas da Educação Infantil ao Ensino Médio, incluindo a Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

Além da exposição de projetos, a Mostratec-Liberato conta com eventos integrados como SIET- Seminário Internacional de Educação Tecnológica, Robótica Educacional e atividades esportivas e culturais.