A Agroindústria RD Mel, localizada no Acesso Novo Amanhecer, está oficialmente liberada para comercializar mel em Mato Leitão. O empreendimento, iniciativa de Roberto Luiz Schwengber, recebeu o certificado do Serviço de Inspeção Municipal (SIM).
O trabalho de estruturação da agroindústria com adequações exigidas pela legislação durou cerca de 6 meses. Equipe da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente acompanhou todo o processo, inclusive repassando orientações. A autorização final ocorreu nesta semana (dia 18) durante vistoria dos médicos veterinários Henrique Schonarth (coordenador de inspeção) e Jone Daniel Bohn, juntamente com o secretário João Carlos Machry.
A ideia do proprietário é dar início ao trabalho no próximo mês. “A expectativa é de uma produção anual de 3 mil quilos. A comercialização será em potes de 500 gramas e 1kg de mel. Além do comércio em geral quero introduzir o mel na merenda escolar”, destacou.
Roberto, que é pedreiro, cita que o trabalho com abelhas começou há cerca de 15 anos. “Hoje, cuido da produção (hobby) nas horas de folga e finais de semana. Se tudo der certo, quero tornar a agroindústria como a principal fonte de renda da família”, disse.
A RD Mel é a terceira agroindústria de origem animal em Mato Leitão. Para garantir a matéria-prima, Roberto encaminhou parcerias com proprietários de terras em Mato Leitão, Cruzeiro do Sul e Venâncio Aires. “Já tenho instaladas cerca de 150 caixas de abelhas africanas. A nova safra inicia em novembro e a expectativa é muito boa”, afirmou.
FUTURO
O próximo passo da Agroindústria RD Mel é conquistar o ‘Selo Arte’, do governo federal. Trata-se de um certificado de identidade e qualidade, que possibilita o comércio nacional de produtos alimentícios.
O ‘Selo Arte’ assegura que o produto alimentício foi elaborado de forma artesanal, com receita e processo que possuem características tradicionais, regionais ou culturais. Esse projeto também conta com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente.