O prefeito Carlos Alberto Bohn está encaminhando para análise e votação na Câmara de Vereadores o projeto de lei que institui a ‘Lei Lucas’ na rede municipal de ensino. O objetivo é oferecer capacitação para monitores, estagiários, funcionários e professores.

Sancionada pelo governo nacional em 04/10/2018, a lei obriga as escolas, públicas e privadas e espaços de recreação infantil a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros. A ideia da Prefeitura é promover capacitações todos os anos abordando temas como medição de sinais vitais, interpretação de sintomas e sinais, obstrução das vias aéreas, crise convulsiva, traumas, controle de hemorragias, parada respiratória, crise de ansiedade, entre outros.

As escolas deverão também em suas dependências um kit de primeiros socorros básico. Nos últimos anos, o Município já vinha fazendo essa capacitação sempre no início de cada ano letivo. Nas três escolas de Mato Leitão, Emei Vó Olga, Emef Ireno Bohn e Emef Santo Antônio de Pádua, estão matriculados 542 alunos. A sessão da Câmara de Vereadores está marcada para terça-feira, dia 7, às 19h.

SAIBA MAIS

A ideia da lei surgiu a partir da motivação de uma mãe por fazer com que mortes como a que vitimou seu filho possam ser evitadas. O pequeno Lucas Begalli faleceu, aos 10 anos, após se engasgar com um pedaço de salsicha de cachorro quente. O menino estava em um passeio escolar, na cidade de Campinas (São Paulo).