Os educadores que atuam nas escolas da rede municipal estão participando nesta semana de uma formação pedagógica, aproveitando o recesso escolar de inverno. As aulas para o segundo semestre recomeçam na próxima segunda-feira, 2 de agosto.

O primeiro compromisso da capacitação é uma palestra sobre a Lei Lucas, com o objetivo de abordar questões básicas de primeiros socorros com crianças. Os encontros nesta segunda-feira, 26, estão marcados para os turnos da manhã e tarde.

Amanhã, dia 27, durante a manhã, será realizada uma formação para gestores escolares (diretoras, vice-diretoras, supervisoras e orientadoras) de todas as escolas. A capacitação integra o programa União Faz a Vida, desenvolvido em parceria com a Cooperativa Sicredi.

LEI LUCAS

A Lei Lucas (Lei Nº 13.722) estabelece a obrigatoriedade da ‘capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil’.

O seu objetivo é aumentar a segurança de crianças e adolescentes dentro do espaço escolar ou recreativo, oferecendo o conhecimento necessário para que os profissionais possam lidar com situações emergenciais. E foi exatamente um desses casos que originou a criação da lei.

No ano de 2017, o jovem Lucas Begalli, de apenas 10 anos, saiu em uma excursão com a escola. Durante o passeio, acabou se engasgando com um cachorro quente e morreu asfixiado, pois nenhum dos professores sabia técnicas de primeiros socorros.

FORMAÇÃO

– 26/07: primeiros Socorros – formação com o grupo Gavi (presencial) 

(manhã para as escolas SAP e Ireno Bohn – 8h às 12h e tarde Emei Vó Olga das 13h às 17h)

 

– 27/07: Banda Rosa’s com psicóloga Dirce Becker Delwing (tarde às 14h); definir se presencial ou virtual

 

– dias 3, 4 e 5 de agosto: formação virtual às 19h com o tema Afro e Indígena (Bruno Ferreira Kaingang/ Maria Rita Py Dutra e Rossandro Klinjey)