Professores da EMEI Vó Olga participaram de um seminário na UFRGS.

Um grupo de educadores da EMEI Vó Olga, juntamente com a equipe diretiva da instituição e a Secretária Municipal de Educação, Edelvani Loeblein, participou de um Seminário do Projeto Civitas que aconteceu nas dependências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na última quarta-feira, 7 de outubro.
Durante o evento, os educadores de Mato Leitão apresentaram os projetos desenvolvidos por cada turma da EMEI Vó Olga em sala de aula, relatando suas experiências e vivências na instituição. O projeto de cada turma está ligado aos conceitos desenvolvidos no Projeto Civitas: imaginação, aprender, personagem, escuta, potência, produção de sentidos e alegria.
O objetivo do Seminário era apresentar e discutir os modos como a escola opera na prática os conceitos, usando imagens, exemplos dos projetos, falas das crianças e das famílias. Participaram do Seminário professores da Universidade, como Gabriel Junqueira Filho. Juntamente com os professores, foram seus estudantes do curso de Pedagogia. Os alunos do curso estão usando em sala de aula para estudos e pesquisas o livro produzido por educadores do município: ‘Imaginar e Aprender na Educação Infantil- Projeto Civitas. O escritor Celso Sisto, autor de 78 livros publicados, voltados principalmente para a educação infantil, também prestigiou o Seminário.
A prefeita, Carmen Goerck, salienta a grandeza deste momento na educação do município, uma vez que, professores das escolas municipais de Mato Leitão estão compartilhando suas experiências com educadores de diversos lugares, até mesmo de fora do país. “O projeto Civitas iniciou aqui em 2002, primeiramente na EMEF Santo Antônio e depois migrou para a EMEI Vó Olga. Com ele, além de conquistas no campo pedagógico, conseguimos disseminar a internet por todo o município”, relata. “Para nós é muito importante que nossos profissionais estejam participando de eventos como esse, pois mostra que estamos no caminho certo na educação do município”, destaca.