Aconteceu ontem na sede da OASE o dia de formação dos servidores da Rede Municipal de Ensino de Mato Leitão. Professores e funcionários estiveram reunidos durante o dia para um momento de preparação para o início do ano letivo, que acontece hoje, 16, na EMEI Vó Olga e no dia 29 de fevereiro nas escolas de Ensino Fundamental.

A abertura dos trabalhos foi feita pela secretária de Educação, Cultura e Desporto, Edelvani Loeblein, que falou sobre a importância da realização destes momentos de reflexão e preparação para todos os profissionais que iniciam uma nova caminhada de aprendizado neste ano. Também desejou a todos um ótimo ano de trabalho, cheio de alegrias, conhecimentos e muitas conquistas.

Em seguida, quem se pronunciou foi a prefeita Carmen Goerck que usou a frase “Uma criança, um professor, uma caneta e um livro podem mudar o mundo” da ativista paquistanesa Malala Yousafzai, para demonstrar a importância da educação na mudança do mundo. Carmen destacou o quanto a educação é fundamental para mudar a realidade de diversas pessoas e que no município de Mato Leitão o empenho realizado pelos profissionais da educação tem gerado grandes resultados, tornando o município destaque regional e estadual nos quesitos oferta de vagas e atendimento em tempo integral. A prefeita ainda desejou um bom ano a todos, repleto de trabalho e formação de conhecimento.

O restante da manhã foi conduzido pela Professora da Universidade Federal do Rio Grande Do Sul (UFRGS) e coordenadora do Projeto Civitas no município, Doutora Margarte Axt, que falou acerca do tema ‘Para pensar uma tecnologia da criação (na perspectiva docente)’. Após houve almoço no local para todos os profissionais e a tarde eles foram divididos de acordo com suas áreas de atuação: Educação Infantil, anos iniciais e anos finais do Ensino Fundamental.

Quem é Malala Yousafzai?

A paquistanesa Malala Yousafzai, de 17 anos, é a mais jovem ganhadora do Nobel da Paz, recebendo o prêmio em 014 junto com o indiano Kailash Satyarthi. A jovem se tornou conhecida ao mundo após ser baleada na cabeça por talibãs ao sair da escola, quando tinhas 15 anos. Malala sempre foi conhecida na sua região principalmente pela defesa dos direitos humanos das mulheres e do acesso à educação na sua região natal do vale do Swat na província de Khyber Pakhtunkhwa, no nordeste do Paquistão, onde os talibãs locais impedem as jovens de frequentar a escola. Desde então, o ativismo de Malala tornou-se um movimento internacional. A sua família gere uma cadeia de escolas na região.

16 de fevereiro de 2016- Educação, Cultura e Desporto