O auditório do Foro Central de Porto Alegre recebeu no último dia 17, a quarta edição do Workshop da Saúde Pública, ação promovida pelo Conselho Regional de Farmácia (CRF-RS) em conjunto com a Federação das Associações de Municípios (Famurs).

As farmacêuticas Greice Goerck e Greice Dettenborn, que atuam na Farmácia Básica de Mato Leitão. O workshop contou com palestras e debates com assuntos na área da assistência farmacêutica na saúde pública. Entre os assuntos destaque para o Banco Nacional de Dados da Assistência Farmacêutica que está sendo agrupado pela Coordenação de Monitoramento das Políticas da Assistência Farmacêutica, do Ministério da Saúde, e a implantação de Serviços Farmacêuticos, já desenvolvidos de forma inicial em alguns municípios, como Porto Alegre.

Outro tema bastante debatido foi a importância de ter nos municípios uma Comissão de Farmácia e Terapêutica atuante, que tem como uma das principais atribuições a construção da Relação Municipal de Medicamentos. Para as farmacêuticas o evento trouxe informações para aprimorar ainda mais os serviços oferecidos no município. “Ficamos contentes em poder participar do evento que proporcionou o debate de temas muito importantes para a nossa área de atuação. Nosso papel vai muito além de apenas dispensar medicamentos”, disse Greice Dettenborn que atua também em Passo do Sobrado.

A farmacêutica Greice Goerck complementa que estes eventos sempre agregam conhecimentos. “É imprescindível estarmos sempre nos atualizando, inclusive em relação a legislações e recursos públicos. Além disso, a participação nos possibilita a troca de experiências com profissionais da mesma área”, disse.

No final do workshop foi realizado o lançamento da Campanha do Uso Racional de Medicamentos 2018. O tema do ano será ‘Adesão ao tratamento de pacientes polimedicados na saúde pública’. Segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) cerca de 50% dos portadores de doenças crônicas/polimedicados não aderem aos tratamentos farmacológicos. Mato Leitão está aderindo à campanha e, em maio, serão desenvolvidas diversas atividades sobre o tema nas Unidades Básicas de Saúde e comunidade.