Proporcionar qualidade de vida com atividade física praticada dentro da água envolvendo movimentos aeróbicos. A Prefeitura, através da empresa credenciada Centro Terapêutico Espaço Equilibrium, retoma em setembro o Programa Municipal de Hidroginástica.
Os usuários devem providenciar atualização do cadastro nas secretarias de Saúde e Assistência Social, Habitação e Cidadania. A Administração subsidiará em até 50% o custo dos serviços.
Podem participar do programa municipal integrantes dos grupos da Terceira Idade; Pessoas com Deficiência (PCD’Ss) em que a hidroginástica é recomendada como terapia; integrantes que participam ativamente de grupos do Centro de Referência em Assistência Social (Cras); usuários do Programa de Saúde Mental; pessoas que tenham recomendação médica comprovada por atestado médico de especialista e exames, limitado em até 48 sessões consecutivas.
A hidroginástica é uma das poucas atividades que podem ser realizadas por indivíduos com pouco ou nenhum condicionamento físico. Com isso, pessoas de qualquer idade, podem praticá-la.
REQUISITOS
Para se habilitar no programa, as pessoas deverão preencher ficha de inscrição nas secretarias de Saúde ou Assistência Social, além de atender os seguintes requisitos: ser morador de Mato Leitão com cadastro no SUS/ESF e CADÚNICO (Assistência Social); atestado de aptidão para hidroginástica; participar regularmente das aulas (em caso de faltas não justificadas, a Prefeitura pagará valor proporcional; havendo 4 faltas consecutivas não justificadas, a pessoa perderá o direito à vaga).
INÍCIO
Instituído no segundo semestre de 2018, o Programa de Hidroginástica já beneficiou dezenas de pessoas. Nos primeiros meses, o número de atendimentos chegou a 102 pessoas. O Centro Terapêutico Espaço Equilibrium está localizado na rua Fernando Rhode, 798, centro de Mato Leitão.
BENEFÍCIOS
A prática de atividade física garante vantagens para o corpo e a mente, mas deve ser realizada de acordo com o seu condicionamento físico. Benefícios: melhora no condicionamento cardiovascular; força muscular; gera melhora da circulação; além dos benefícios que outras atividades físicas geram como controle de fatores de risco para doenças crônicas como diabetes, cardiopatias e depressão.