Empresa contratada pelo Estado iniciou nesta quarta-feira, 23, os trabalhos de limpeza de trechos no Arroio Sampaio, através do programa Desassorear RS. O material (cascalho) ficará à disposição da Prefeitura para aproveitamento nas estradas municipais.

Mato Leitão foi contemplado com serviços no montante de até R$ 741 mil. Inicialmente, o plano de trabalho aprovado pelo Estado previa a limpeza em 10 diferentes pontos do arroio que faz divisa com os municípios de Santa Clara do Sul e Cruzeiro do Sul. Após vistoria, técnicos definiram que o trabalho ficará concentrado em trecho nas proximidades da Assoessa, Vila Sampaio. A estimativa é de retirar cerca de 11 mil metros cúbicos de cascalho.

O programa Desassorear RS tem como objetivo realizar a limpeza de arroios, canais de drenagem e sistemas pluviais nos municípios, especialmente aqueles que declararam estado de emergência ou calamidade em consequência de enchentes do ano passado. O objetivo principal é prevenir danos ambientais e à infraestrutura, melhorar o escoamento das águas e minimizar riscos de futuras enchentes.