O Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede) definiu na última sexta-feira, dia 19, os projetos para a cédula de votação da Consulta Popular 2025. A reunião, com a presença do prefeito Arly Stöhr (Flecha) aconteceu na Unisc, em Santa Cruz do Sul.

A votação popular será realizada entre os dias 6 e 10 de outubro, por meios digitais – site e whatsapp. Para o Vale do Rio Pardo e Centro Serra, que engloba 23 municípios, estão sendo destinados recursos na ordem de R$ 2.228.571,43, que serão divididos de forma igualitária – cerca de R$ 742.857,00 – entre os três projetos mais votados. Como nos anos anteriores, um projeto será contemplado para os municípios do Centro-Serra e dois os do Baixo Vale. Para ser contemplado com recursos, cada município precisa atingir mais de 2% dos eleitores na Consulta Popular.

A cédula de votação conta com seis projetos no total. Os projetos contemplam as áreas de transportes, turismo, meio ambiente, desenvolvimento urbano e desenvolvimento rural.

 PROJETOS

– transportes: revitalização do aeroporto de Santa Cruz do Sul para consolidá-lo regionalmente no suporte em emergências, saúde e negócios
– turismo: divulgação do potencial turístico do Vale do Rio Pardo
– desenvolvimento Rural: fortalecimento da agricultura familiar: para comercialização de produtos das agroindústrias familiares
– turismo: sinalização turística do Vale do Rio Pardo
– desenvolvimento urbano: planejamento urbano em pequenos municípios gaúchos
– meio ambiente: implantação de rede de abastecimento de água em comunidade rural.