A Secretaria Municipal da Saúde está trabalhando o Setembro Amarelo dedicado à prevenção do suicídio e promoção da vida. Atividades são desenvolvidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Central e Santo Antônio.

As iniciativas envolvem os profissionais que atuam nos postos de saúde, usuários da rede de atendimento e participantes dos grupos de oficinas terapêuticas. “Realizamos murais com informações relevantes do assunto e desenvolvemos a campanha do Setembro Amarelo através das ‘sementes do cuidado’, que consiste na entrega de sementes de girassol com uma mensagem de valorização da vida aos pacientes’, disse a psicóloga Priscila Schonarth.

A profissional ainda destaca que as ações de prevenção ao suicídio são desenvolvidas ao longo de ano e, intensificadas no mês de setembro. “Elas visam a conscientização e sensibilização da população, abrindo espaços de diálogo. É através da fala que evitamos e prevenimos o suicídio”, disse. As oficinas terapêuticas de saúde mental são estratégias previstas na Reforma Psiquiátrica, que têm como objetivo a reinserção e inclusão social.

As oficinas são coordenadas pela artesã Vera Schmidt, psicóloga Valdireni Kronbauer Leonhardt, técnica de enfermagem Eliane Inês dos Santos e estagiária de Psicologia, Simone Beatris Kist.

Além das oficinas, a equipe do Núcleo de Apoio a Atenção Básica (NAAB) atua em ações de promoção e prevenção de saúde mental, acolhimento e acompanhamento de usuários, práticas grupais e ações intersociais com os profissionais da rede.

SUICÍDIO

É um fenômeno complexo que envolve múltiplas causas e que afeta, além de suas vítimas, os parentes e amigos. Um suicídio nunca tem uma causa única ou isolada. Diversos estudos mostram que o suicida deseja livra-se de um sofrimento para o qual não está encontrando saída.

O QUE FAZER?

– vá imediatamente a uma Unidade de Saúde

– procure o serviço de Saúde Mental no Município

– participe dos grupos de Acolhida da Saúde Mental: terças-feiras às 8h no ESF Centro e quartas-feiras 8h no ESF Santo Antônio

– ligue gratuitamente 188 Centro de Valorização da Vida (CVV), serviço 24 horas.