As invernadas artísticas mirim e juvenil do CTG Querência da Mata terão em breve pilchas completas para os integrantes. A entidade tradicionalista se habilitou e conseguiu uma verba de R$ 52 mil através da Lei Aldir Blanc.

O recurso garantirá figurino (já estão sendo confeccionadas) para 25 casais. A vice-patroa e coordenadora artística do CTG Querência da Mata, Ângela Maria Bergenthal, destaca que o trabalho de habilitação ao edital da lei cultural começou em dezembro do ano passado. “Documentos foram encaminhados, reuniões e cursos feitos, inclusive com a participação importante da diretora cultural da Secretaria Municipal da Educação, Daniela Stöhr. Deu certo e conseguimos ser contemplados”, disse.

Para a compra das pilchas, Ângela teve a ideia de realizar um documentário, em que as vestimentas são o figurino. O material audiovisual vai contar sobre a história e como surgiu o tradicionalismo em Mato Leitão. “A apresentação das novas pilchas está prevista para fevereiro, no evento dos 25 anos do Querência da Mata. No mesmo dia, será exibido o documentário e serão realizadas apresentações das invernadas”, citou.

As invernadas artísticas no CTG Querência da Mata foram criadas no final de 2023 e o projeto conta com envolvimento do instrutor Diego Goethel. Atualmente, trinta crianças fazem parte das invernadas mirim e juvenil da entidade e a intenção é aumentar este número no próximo ano. Os ensaios ocorrem nas terças-feiras, no galpão da entidade, no Parque Municipal de Eventos, na Vila Santo Antônio. “Temos que investir nestes pequenos, que são o futuro do tradicionalismo. Investir em cultura é investir também em saúde e educação. O projeto é para todos, independente da classe social”, completou Ângela.

O QUE É A LEI

A Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) já pode ser considerada a maior iniciativa voltada ao setor cultural da história do Brasil. São recursos voltados à promoção do desenvolvimento humano, social e econômico, com respeito à diversidade, à democratização e à universalização do acesso à cultura.

QUEM FOI

Aldir Blanc Mendes foi um letrista, compositor, cronista e médico brasileiro. Abandonou a profissão de médico para tornar-se compositor, sendo considerado um dos grandes letristas da música brasileira. Em 50 anos de atividade foi autor de mais de 600 canções. Ele faleceu em 4 de maio de 2020.