Em Mato Leitão, perímetro urbano e interior, a empresa Transporte Serviços do Vale (TSV) realiza o recolhimento de lixo orgânico e de materiais recicláveis. O trabalho segue o que determina a lei 12.305/2010 que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
O diretor da empresa Jiovani Dartora destaca que, conforme dados de fevereiro deste ano, a população de Mato Leitão produz 74 toneladas de lixo a cada mês, sendo 9 toneladas de material reciclável, representando 12% do total. Após a coleta no município, os resíduos são encaminhados para a Unidade de Valorização Sustentável (UVS) em Arroio do Meio, onde ocorre o transbordo e triagem. Já para o segundo semestre deste ano, explica Jiovani Dartora, a empresa prevê o início de mais uma etapa do processo, a compostagem dos resíduos.
Em outra etapa, o material restante é encaminhado para o aterro sanitário localizado no município de Candiota, onde acontece a correta destinação do material, inclusive com produção de energia (extração de gás).
COLETA MATO LEITÃO
- perímetro urbano
– recolhimento normal de resíduos (coleta convencional) ocorre 02 (duas) vezes por semana, nas segundas-feiras (tarde) e sábados (manhã com início às 7h).
– recolhimento do lixo reciclável (coleta seletiva) sempre nas quintas-feiras (manhã).
- interior
– recolhimento normal de resíduos (coleta convencional) e o recolhimento de lixo reciclável (coleta seletiva) é realizado todas as quartas-feiras (parte da tarde).
COLETORES
A Prefeitura colocou em funcionamento três coletores de lixo reciclável, defronte a Secretaria Municipal de Obras, Viação e Trânsito, na Rua Arnaldo Bourscheidt 1.221.
O ponto fixo está disponível para descarte correto de três tipos de materiais: papelão, vidros e eletrônicos.
– cor LARANJA: equipamentos eletrônicos
– cor VERDE: vidro
– cor AZUL: papel e papelão