A prefeita, Carmen Goerck, agendou apara amanhã, 13, uma reunião com todos os associados de Mato Leitão da Cooperativa Cosuel, para discutir a possibilidade de trazer para o município uma unidade de terminação de aves, através de uma parceria estabelecida com a Cosuel. A reunião está marcada para as 13h30min na Câmara Municipal de Vereadores. Os associados da cooperativa participarão desta discussão, pois potencialmente, de acordo com o estatuto da entidade, também poderão ser investidores deste empreendimento ASA. O contato prévio feito por telefone com alguns dos associados ficou a cargo do escritório local da Emater/Ascar.

A prefeita relata que o início das articulações a respeito deste projeto junto a Cosuel iniciou em 2014. “Começamos as tratativas há dois anos, no entanto, naquele momento a Cosuel necessitava de uma sede para o incubatório de aves, tendo dificuldades de encontrar área para a construção do mesmo no Vale do Taquari. Desta forma, nós como Executivo, aceitamos o desafio de trazer o incubatório para o município, mas não abandonamos a ideia de trazer uma unidade de terminação de aves que era o empreendimento originalmente buscado”.

Carmen ainda explica que para o município trazer esses empreendimentos requer investimentos vultuosos e que por isso eles devem ser muito bem avaliados, uma vez que requerem uma parcela de sacrifício da Administração, que alocará importantes recursos, que somente retornarão a médio e longo prazo. A Cosuel ainda exige dos municípios que aderem a estes projetos área em torno de 12 hectares, serviço de terraplanagem, energia e água, para a implantação dos empreendimentos.

12 de maio de 2016 – Agricultura e Meio Ambiente