Entre os dias 27 de agosto e 4 de setembro acontece em Esteio, no Parque de Exposições Assis Brasil, a 45ª edição da Expointer, a maior feira agropecuária da América Latina.

Mato Leitão será representado pela Rosas do Deserto, do empresário Moisés Borba Ribeiro, localizado em Linha Dresch. Cultivador da espécie há mais de 10 anos, Ribeiro participa da Expointer desde 2012. “Com uma previsão entre 500 e 600 mil visitantes, vamos levar pra Expointer cerca de 4 mil mudas de Rosas do Deserto. Além disso, teremos mudas de banana prata, Manacá da Serra (espécie nativa da Mata Atlântica) e outras flores”, disse Ribeiro. O empresário trabalha com quatro estufas (três em Linha Dresch e 1 no Palanque Pequeno) para produzir as mudas.

O Pavilhão da Agricultura Familiar contará neste ano com a participação de 337 empreendimentos de 166 municípios, sendo 160 do Rio Grande do Sul. Dos empreendimentos previstos para este ano, há 268 agroindústrias, 52 de artesanato e 17 de flores, plantas e mudas.

EXCURSÃO

A Secretaria Municipal da Agricultura organiza excursão para a 45ª Expointer, no dia 1º de setembro. A saída às 7h30min na Praça da Matriz Santa Inês. Inscrições (prioridade para integrantes do Comder, agricultores e agricultoras) na secretaria até 26 de agosto. É necessário apresentar Carteira de Identidade.

ROSA DESERTO

– arbusto suculento de múltiplos troncos, é nativa de áreas desérticas do leste da África e da Península Arábica. No Brasil, é produzida principalmente em regiões quentes, como o Nordeste

– em estados quentes, onde o solo é menos úmido, elas são plantadas diretamente na terra, porém, na região Sul, para evitar o excesso de chuva, são cultivadas em vasos

– a flor deve ser regada somente quando o solo estiver seco. Normalmente, no verão, ela necessita de água duas vezes na semana e, no inverno, duas vezes ao mês, porque ela guarda água no tronco para se manter.