Com uma área plantada de 40 hectares, o agricultor Celso Reiter comemora o bom rendimento da cultura de milho (grão) no início deste novo ano. “Os números estão muito bons. A média é de 186 sacos por hectare”, disse.

A colheita, afirma o agricultor, está na reta final com muito trabalho em áreas localizadas em Linha Hillesheim, São João e Arroio Bonito. Chico como é popularmente conhecido ‘toca’ as lavouras juntamente com o genro Luís Fernando Müller. O secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Devanir José Heinen, juntamente com técnico da Emater/Ascar, Francis Copetti, acompanharam nesta terça-feira (21) uma das etapas da colheita.

O agricultor destaca ‘a boa surpresa’ com o resultado. “No ano passado as lavouras sofreram com o excesso de chuva. Foi demais e conseguimos média de 120 sacos/hectare. Agora, antes da colheita imaginamos 150 sacos. Pra nossa surpresa os números até agora passam de 180 sacos, rendimento muito bom”, afirma. Chico lembra das muitas dificuldades nos últimos anos. “Desde 2020 enfrentamos estiagens seguidas e depois, ano passado, toda aquela chuvarada. É um alívio muito grande conseguir novamente uma safra cheia”, cita.

Após o término da colheita de milho (grão) as atenções do agricultor se concentram para a cultura da soja, com 80 hectares plantados. A Emater/Ascar, juntamente com a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, estimam que em Mato Leitão são 600 hectares de milho (grão) envolvendo cerca de 70 agricultores.