Os relatórios de Monitoramento e Gestão em Saúde, referentes aos primeiros quatro meses deste ano foram divulgados no final da tarde desta terça-feira (28) em audiência pública na Câmara de Vereadores.

A sessão, coordenada pelo presidente Rony Stöhr (PSDB), detalhou a movimentação financeira (receita e despesas) e de serviços na Secretaria da Saúde e UBSs Central e Santo Antônio. A tesoureira da Prefeitura, Mariete Beuren Heinen, e secretária Luciani Konzen apresentaram as informações envolvendo os meses de janeiro, fevereiro, março e abril.

Neste primeiro quadrimestre, a Administração aplicou cerca de R$ 2,1 milhões na Secretaria Municipal da Saúde, o que representa 18,64%, índice superior aos 15% exigidos por lei. Os gastos envolvem pagamento de pessoal, medicamentos, convênios com hospitais, exames, serviços médicos, combustível, manutenção de veículos, equipamentos, entre outros.

Entre as ações, destaque para as visitas das Agentes Comunitárias de Saúde com 4,9 mil na área central e 2 mil na região da Vila Santo Antônio. A secretaria disponibilizou transporte de pacientes para cidades como Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Lajeado, Candelária, Encruzilhada do Sul, Cachoeira do Sul, Santa Maria, Rio Pardo, Faxinal do Soturno e Monte Alverne (Santa Cruz do Sul).

ALGUNS NÚMEROS

– 14.342 procedimentos

– 114 pré-câncer

– 797 doses de vacinas aplicadas

– 13.326 exames laboratórios

– 89 internações SUS

– 09 novos casos de câncer

– 9.880 atendimentos na Farmácia Básica Municipal (Centro)

– 3.369 atendimentos Farmácia Básica (Santo Antônio)

– 7.836 atendimentos Secretaria Municipal da Saúde