A Secretaria Municipal de Saúde divulgou novo levantamento da pandemia coronavírus em Mato Leitão. São 877 casos positivos e 13 ativos.

Os profissionais da UBS Central já aplicaram mais de 1,8 mil testes entre rápidos e PCR. Onze pessoas estão neste momento aguardando resultado de teste ou coleta de material para análise. A Saúde reforça novamente a necessidade das pessoas seguirem com todos os cuidados para evitar o contágio da doença. As principais recomendações sobre a higiene das mãos, distanciamento, evitar aglomerações e uso da máscara de proteção individual.

DELTA

O Ministério da Saúde confirmou o terceiro caso da variante ‘Delta’ do coronavírus no Rio Grande do Sul.

Trata-se de um homem, morador de Nova Bassano, na região de Caxias do Sul, que começou a apresentar sintomas em viagem ao Rio de Janeiro, em 24 de junho.

Os dois primeiros casos confirmados desta variante no Rio Grande do Sul foram de moradores de Gramado que têm vínculo, sem histórico de viagem para outro país ou Estado.

A linhagem delta (B.1.617.2) teve seu primeiro registro na Índia. A característica mais marcante desta variação, já comprovada cientificamente, é a maior transmissibilidade. Essa linhagem também apresenta uma diminuição da eficácia dos anticorpos produzidos pelas vacinas, sendo que apenas uma dose (nos esquemas que preveem duas) pode ser pouco efetiva contra essa variação.

Quanto à gravidade, ainda não há evidências de que a Delta provoque uma doença mais ou menos agressiva em relação às outras linhagens.

MATO LEITÃO (22/07)

– 877 casos positivos

856 pessoas curadas

13 casos ativos

00 pacientes UPA

00 pacientes ALA Covid

00 pacientes UTI

08 óbitos

– 878 testes rápidos

– 959 testes PCR

– 100 antígenos

– 27 antígenos positivos

– 11 pessoas aguardando teste ou coleta de material para análise