Alunos das escolas de Mato Leitão irão participar novamente neste ano no programa Sesc Sorrindo Para o Futuro que visa estimular e incentivar uma rotina de hábitos de higiene bucal, alimentação e atividades físicas mais benéficas à saúde. No ano passado, as ações em parceria com a Prefeitura envolveram 511 crianças entre a pré-escola e 5ª Ano.

Um relatório do trabalho foi entregue por profissionais do Sesc/Venâncio Aires ao prefeito Carlos Alberto Bohn. No encontro, dia 26, participaram os secretários de Educação Isabel Machry e Saúde, Arcênio Maldaner. A técnica em Saúde Bucal Tainana da Silva Koch informou que o programa ocorreu nas quatro escolas do município (Emei Vó Olga, Emef Ireno, Emef Santo Antônio e Colégio Poncho Verde).

Para este ano a meta envolve principalmente ações relacionadas com nutrição, atendimentos odontológicos, além da distribuição dos kits (escova, creme dental). O trabalho conta com o apoio de dentistas locais, sendo que duas ao longo do ano ocorrer uma visita técnica de profissionais do Sesc.

MUNICÍPIOS

Em 2017, o programa atendeu 10 mil crianças nos municípios de Venâncio Aires, Boqueirão do Leão, Gramado Xavier, Mato Leitão, Paverama, Passo do Sobrado, Taquari, Vale Verde, Vale do Sol e Vera Cruz. Em parceria com as prefeituras municipais, profissionais da área da saúde atuaram em cerca de 140 escolas da rede pública de ensino.

HIGIENE

O Sorrindo Para o Futuro do Sesc, em parceria com prefeituras, é desenvolvido desde 2003. Em constante inovação, o projeto vem trabalhando na prevenção de fatores de risco comuns às doenças crônicas, estimulando a formação de escolas promotoras de saúde e gerando motivação e envolvimento da comunidade escolar.