Os profissionais de enfermagem e motoristas de ambulância participaram de uma capacitação em Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e Suporte Básico de Vida (SBV). O curso, nos dias 9 e 10, ocorreu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central com orientações teóricas e treinamentos práticos.
Durante as 20 horas de capacitação foram abordados temas como avaliação primária e secundária da vítima; estado de choque; controle de hemorragias; queimaduras; restrição de movimentos de coluna de trauma; estações práticas de desenvolvimento de habilidades (manejo de vias aéreas); imobilizações; reanimação cardiopulmonar (RCP); compressões e ventilações; uso do desfibrilador; vias aéreas; ventilação com máscara; primeiros socorros, entre outros.
Além de atualizar conhecimento o curso proporcionou que os profissionais estejam mais qualificados para o atendimento da população. O curso se deu através do Programa para o Fortalecimento das Práticas de Educação Permanente em Saúde no Sistema Único de Saúde (PRO EPS-SUS) do governo federal. O recurso deve, exclusivamente, custear a qualificação dos profissionais da Saúde.
ORIENTAÇÕES
Acidentes: avalie a segurança da cena. Se houver perigo ao se aproximar da vítima (por exemplo: incêndio, fios elétricos, autoestrada, etc.), não se aproxime. Atos de heroísmo podem dar errado. Não se torne mais uma vítima!
Se houver segurança ao se aproximar da vítima, verifique se ela está consciente e respirando, procure mantê-la acordada até a chegada do socorro.
Não tente retirar pessoa presa entre as ferragens, não retire objeto encravado, evite mobilizar a vítima se não sabe como mexê-la. Essas ações podem piorar a situação da vítima. Deixe para um profissional capacitado.
Se a pessoa estiver inconsciente (sem resposta), verifique se ela está respirando, olhando a movimentação do tórax, por 10 segundos. Se não há respiração, provavelmente a vítima está em parada cardiorrespiratória. Inicie a Reanimação Cardiopulmonar (RCP).
COMO FAZER REANIMAÇÃO
Ajoelhe-se ao lado da vítima e exponha o tórax. Utilize a parte da mão mais próxima ao punho (calcanhar da mão) para apoiar no meio do peito, e coloque a outra mão por cima, entrelaçando os dedos. Os seus braços devem estar totalmente esticados e deve-se usar o peso do corpo para as compressões. Comprima rápido, comprima forte no meio do peito, permitindo o retorno do tórax. Pare se chegar o socorro ou se a vítima demonstrar algum sinal de vida.
O QUE FAZER (EMERGÊNCIA)
Telefones
– Ambulância Mato Leitão: 99749-1149
– Samu: 192
– Bombeiros: 193
– BM: 190