A Secretaria Municipal da Saúde inicia hoje (6) a mobilização em mais uma Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes. O Dia D está marcado para sábado, dia 18, durante a 4ª Feira da Saúde de Mato Leitão.
O atendimento para aplicação de vacinas e atualização da Caderneta de Vacinação é realizado na UBS Central. A Sala de Vacinas funciona todos os dias no horário entre 8h e 11h15min e das 12h30min às 16h15min. A mobilização é voltada para crianças e adolescentes com menos de 15 anos.
A campanha se estende até 31 de outubro. O Dia D da Multivacinação, marcado para sábado (18/10), contará com uma mobilização especial, com unidades abertas e equipes de saúde atuando para ampliar o acesso à imunização. A 4ª Feira da Saúde de Mato Leitão terá atendimento das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia.
A orientação do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) é que os pais ou responsáveis levem a caderneta de vacinação da criança ou do adolescente. Com isso, os profissionais das UBSs poderão avaliar quais imunizantes precisam ser aplicados, conforme a idade e o histórico vacinal.
VACINAS
Ao todo, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) oferece 19 vacinas para o público da campanha.
Crianças menores de sete anos têm acesso a 16 tipos de imunizantes, enquanto os maiores de sete contam com oito vacinas, algumas já previstas em idades anteriores. A vacinação é seletiva, ou seja, será feita apenas quando houver necessidade de se completar o esquema vacinal ou se aplicar doses em atraso.
SARAMPO
Uma das vacinas que estará disponível na campanha é contra o sarampo. A prevenção à doença se dá por meio da tríplice viral e da tetra viral, com doses previstas aos 12 meses e 15 meses de idade.
Apesar de o Brasil ter reconquistado, em 2024, a certificação de eliminação do sarampo, o risco de reintrodução da doença permanece elevado. Isso se deve à circulação do vírus em países das Américas, da Europa e de outras regiões.
HPV
Outra vacina que ganha destaque na campanha é a que combate o papilomavírus humano (HPV). Embora a multivacinação seja voltada para o público menor de 15 anos, a SES reforça que, até o final do ano, a vacina está ampliada para adolescentes de 15 anos a 19 anos que ainda não tenham sido imunizados.
No calendário nacional, o imunizante é ofertado em dose única para meninas e meninos de 9 anos a 14 anos. A vacina contra o HPV é a principal forma de prevenção contra o câncer de colo do útero, além de outros tipos como os cânceres de ânus, pênis, boca e orofaringe.