A Secretaria Municipal de Saúde confirmou um foco positivo do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. A amostra foi coletada na semana passada, durante a realização do Levantamento de Índice Amostral (LIA), em uma residência do município.

A Agente de Endemias Tatiana Raquel dos Santos Jacobi, o levantamento é realizado por ela com apoio das Agentes Comunitárias de Saúde, a cada quatro meses. Foram feitas 366 vistorias e 15 amostras de larvas foram coletadas e enviadas para análise no Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Lacen). Mato Leitão já havia localizado larvas do mosquito em junho deste ano.

O proprietário do local onde as larvas do mosquito foram encontradas foi notificado e orientado para que seja feita a eliminação do foco. Até 30 de novembro, o Município tinha sete casos suspeitos de Dengue, mas nenhum teve resultado positivo.

Além da LIA, a Agente de Endemias realiza, a cada dois meses, o Levantamento de Índice + Tratamento. Durante essa ação, são visitados mais de mil pontos localizados no perímetro urbano. Em todas as visitas, são repassadas aos moradores orientações sobre os cuidados de prevenção à Dengue.

O Fiscal Sanitário Luiz Antônio Lopes destaca que, desde junho, Mato Leitão já é considerado infestado. Na ocasião, das 16 amostras coletadas duas tiveram resultado positivo de focos do mosquito Aedes aegypti. “Pedimos para que a população redobre os cuidados com o seu pátio para eliminar os focos”, disse.

SINTOMAS DENGUE

Dor de cabeça, dor nos olhos, febre alta (por mais de sete dias), dor nos músculos, dor nas juntas, manchas vermelhas por todo o corpo, falta de apetite, fraqueza e, em alguns casos, sangramento da gengiva e do nariz.

 

Fonte: Folha de Mato Leitão