A campanha de vacinação contra a Covid-19 está completando 1 mês em Mato Leitão. O Setor de Epidemiologia informa que 140 pessoas receberam a primeira dose, sendo 91 profissionais da área de Saúde e 49 idosos.
A Secretaria de Saúde recebeu até o momento 160 doses através da Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Santa Cruz do Sul. A próxima remessa está prevista para a próxima semana, sem data e número de doses definidas. O trabalho de imunização dos grupos prioritários segue nesta sexta-feira, 19.
No Rio Grande do Sul já foram aplicadas quase 400 mil doses. Cerca de 380 mil pessoas receberam a primeira dose, das quais 14 mil já fizeram a segunda, completando o esquema vacinal. Neste momento, a estratégia tem como públicos prioritários trabalhadores da saúde e idosos com mais de 85 anos. A ampliação desses grupos deve ocorrer conforme a chegada ao Estado de mais doses.
Já foram recebidas pelo Estado 704,4 mil doses de vacinas, sendo 588,4 mil da CoronaVac e 116 mil produzidas pela Oxford/AstraZeneca. O Ministério da Saúde planeja distribuir aos Estados um lote com mais 4,8 milhões de doses da CoronaVac na próxima terça-feira (23/2), e a estimativa inicial é que o RS receba cerca de 300 mil doses.
2ª DOSE
O esquema vacinal completo com duas doses é necessário para obter a resposta imune esperada para a prevenção da Covid-19. A segunda dose da vacina da CoronaVac deve ser aplicada de duas a quatro semanas depois da primeira. Para a marca Oxford/AstraZeneca, a prescrição é de 12 semanas de intervalo.